
E se você tivesse ajuda?
Como se livrar das tralhas da sua casa em 4 movimentos
Seja porque você se conscientizou sozinho, seja porque alguém da sua família insistiu, você finalmente percebeu que juntar tantas coisas em casa não a deixa bonita e, além de tudo, atrapalha a sua vida. Primeiro, sua casa nunca fica arrumada; segundo, você não tem espaço para guardar mais nada; terceiro, você não encontra o que precisa; quarto, você compra coisas que já possui porque simplesmente não lembra dos objetos que tem, eles estão provavelmente entre outros que não servem para nada e você não consegue mapear todos os buracos negros do seu doce lar… Lar? OOOps, lar é lugar de bem estar, de leveza e aconchego! Então, o que fazer? Só de olhar tanta tranqueira vem aquela enorme PREGUIÇA!!!
Calma! É possível sair desta confusão! O mais difícil é perceber que alguma mudança é necessária. E se você leu este artigo até aqui, é porque pelo menos desconfia que alguma mudança na sua relação com as coisas será bem-vinda na sua vida! 😉 Por onde começar então?
Tente pensar no seu nível de acumulação, o quanto acumular está te atrapalhando? Algumas pessoas sofrem bastante com isto, suas relações pessoais ficam desgastadas, e às vezes, até seus empregos são ameaçados. Estas pessoas precisam de apoio psicológico profissional. Um bom psicólogo saberá como encaminhar a questão pois acumular objetos pode ser apenas um sintoma de que algo não está bem na área emocional. Então, não titubeie, psicólogos não mordem!
Se o seu caso for de alguém um tanto desorganizado apenas, algumas dicas poderão te ajudar. Que tal dar uma chance para o plano de ” Como se livrar das tralhas da sua casa em 4 movimentos? Veja a seguir:
Movimento 1: Perceber que há coisas demais em 1 ou mais ambientes da casa. Faça você mesmo uma inspeção na sua casa. Verifique cada cômodo. O visual lhe parece leve ou abarrotado? As suas gavetas fecham com facilidade? Quantos objetos iguais ou com a mesma função você possui? O que você faz com os aparelhos obsoletos?
Movimento 2: Tomar a decisão de desapegar-se daquilo que não lhe serve.
Talvez você note que você guarda muitos objetos por puro apego. Olha, ninguém está pedindo que você jogue fora as fotos dos seus avós! Mas pode ter certeza que os livros didáticos de quando você fez a terceira série nos anos 80 só servem para uma coisa: reciclagem de papel!
Movimento 3: Partir para ação com um plano de desapego.
Ok, você já tomou a decisão de desapegar-se do que não te serve mais. E qual vai ser a sua ação para apoiar esta decisão? Seja qual for, precisa ser firme e consistente. Lembre-se que ao descartar coisas, é necessário ser responsável. Consulte os projetos de reciclagem da sua cidade.
Movimento 4: Ter estratégias inteligentes para evitar novos acúmulos de objetos desnecessários.
Eis aqui a cereja do bolo. É preciso criar hábitos saudáveis de consumo. Bom para você e bom para o planeta!
Nem sempre é fácil fazer o que sabemos que precisamos fazer. Para isto existe ajuda! Para dar uma forcinha àqueles que querem se libertar dos objetos em excesso, vamos começar este mês o projeto “Adeus Tranqueiras” , um grupo com orientação por WhatsApp . É um treinamento eficiente que propõe desafios de desapego para todos os cômodos da casa. Sabemos que quando estamos em grupo com pessoas que tem o mesmo objetivo, as nossas chances de sucesso são muito maiores!!! Um jeito lúdico de exercitar o desapego e conquistar uma casa mais leve! Faça contato para maiores informações através do e-mail organizecasaestilo@gmail.com