
Todo mundo sabe que o final de ano é aquela loucura, mesmo para aqueles que não querem ou não gostam de participar dos festejos. Muita correria, últimos prazos estourando para resolver vários assuntos e vamos tentando dar jeito em tudo.
Para os que participam das comemorações há ainda a preocupação de prepará-las e/ou de preparar-se para elas, o que inclui gastar energia, tempo e dinheiro! E, vamos combinar, estes três itens estão longe de ser inesgotáveis!
Por estes motivos estamos publicando a série “Fim de ano sem stress” para compartilhar com vocês algumas dicas para tornar este período mais leve. Ao final desta leitura, você vai descobrir porque consideramos o preparo com antecedência o item número 1 para ter um fim de ano sem stress. Você também vai saber qual o momento de começar a se preparar.
Ok, dizer que no fim de ano as coisas se complicam não é nenhuma novidade. Todo ano vemos acontecer exatamente a mesma coisa. Então por que não tornamos isto mais fácil já que é absolutamente previsível?
Existem muitas respostas possíveis, uma das principais é que as pessoas precisam ouvir a palavra “dezembro” para aceitarem que mais um ano vai terminar. Só que quando dezembro chega, dá tempo de fazer muito pouco. E o pouco que é possível sai muito mais caro!
Por outro lado, se você se propuser a pensar neste assunto antes, você terá condições de realizar mais e fazer muito melhores escolhas. Podemos pensar em muitas razões pra você querer se preparar com antecedência para o fim de ano, escolhemos 12 para ilustrar como você pode se beneficiar:
◊ Você vai encontrar pacotes mais interessantes para a sua viagem de férias.
◊ Você vai reservar os lugares com melhor custo-benefício para passar o Réveillon.
◊ Você vai ter tempo para conseguir fazer o seu check-up anual de saúde do item a ao z.
◊ Você vai conseguir verificar as pendências das pessoas que estão sob sua responsabilidade, sejam filhos, pais idosos ou qualquer pessoa que necessite auxílio.
◊ Você terá mais tranquilidade para concluir seus projetos de trabalho.
◊ Você vai evitar perder prazos importantes.
◊ Você vai conseguir espaço na agenda dos seus amigos para combinar uma confraternização.
◊ Você vai ter oportunidade de escolher melhor os presentes que pretende dar.
◊ Você, inclusive, poderá dispor de tempo para preparar um presente com suas próprias mãos se for uma pessoa com este tipo de habilidade.
◊ Você vai evitar muitas filas.
◊ Você vai poder programar melhores datas para receber suas encomendas.
◊ Você poderá contratar profissionais a um preço muito mais acessível.
◊ Etc, etc, etc.
Você já deve ter percebido que a lista daquilo que você pode ter de vantagens, se simplesmente você começar a considerar o final do ano um pouco mais cedo, é grande! Então, quando começar? É claro que o “quando” vai depender do “que” você queira ou precise fazer. Quanto mais complexo for o seu plano ou os seus desejos, mais cedo você deverá começar.
Para obter os melhores resultados pense no passo a passo que você terá que cumprir para resolver as pendências e alcançar as metas de 2018 (claro que você já sabe das suas prioridades). Depois, faça o caminho de trás para frente e você vai descobrir quanto tempo precisa para cada coisa. Na maioria dos casos, a virada para o segundo semestre é uma boa época para iniciar a finalização do ano em curso. Já estamos em setembro, então mãos à obra!!!
Em breve publicaremos mais um novo artigo da série “Fim do ano sem stress“. Não perca! Mas antes disto, faça um comentário e nos conte, o que você não pode deixar de fazer em 2018?
Gostou deste artigo? Dá uma curtida, vai!